Cronologia

O Zingado começou em 2009, fruto do desejo de um grupo de artistas em poder praticar ritmos, cantos e danças da cultura popular brasileira de raiz, tendo em vista a relativa escassez dessas práticas na tradição cultural da cidade de Caxias do Sul e o crescente desejo de poder trazer essa sonoridade rítmica e melódica à região. Mas, para além da chacarera, do chamamé, da uva e do vinho, poder tocar maracatu, congado, batuques e bumba-bois conferindo ao resultado sonoro o timbre devido, requeria um instrumental bem específico e variado, compatível com a abrangência das manifestações culturais do país. Isso tornava o projeto um tanto difícil de ser concretizado.
Porém, graças ao apoio inicial do Colégio La Salle Caxias que não só cedeu o espaço do colégio para os ensaios do grupo como também os instrumentos musicais, foi possível sistematizar as práticas do grupo e iniciar a sua consolidação.



Em 2011, com projeto aprovado junto à LIC Municipal de Caxias do Sul, o grupo montou o espetáculo "Cantos do Nosso Chão e Outros Cantos", contando com vários artistas convidados.







Em 2012 o grupo migrou para "Santo Antônio", e contou com o apoio da Universidade de Caxias do Sul para realização de muitos de seus ensaios.

Atualmente o grupo ensaia no Teatro Moinho da Estação, e conta com instrumentos próprios. Muitos deles foram doados através da recente parceria com a Contemporânea, e outros confeccionados pelo Luiz Poeira, do Instituto Tambor.

Então, tendo em mãos pandeirões, póicas, matracas, agbês, atabaques, alfaias, gonguês, triângulos, zabumba e tamborim, entre outros, foi possível continuar a brincadeira.
Desde então, o grupo , que conta efetivamente com 12 integrantes, encontra-se semanalmente para estudar mais sobre o Brasil e sua música, dança e canto. Aliás, uma trindade quase religiosa.

Os Zingadeiros: Chiara, Dinha, Taís, Maysa, Mari, Tina, Cris, Diego, João, Vini, Nano e Beto.